Acolhimento de Vulneráveis

O que nos dispomos a fazer

Somos uma instituição sem fins lucrativos que acolhe pessoas sofrendo com diversas vulnerabilidades. Atualmente estamos com três serviços de acolhimento, sendo eles:

Noite fria: acolhe homens e mulheres maiores de 18 anos em situação de rua na modalidade de pernoite. Nesta modalidade, o usuário do serviço pode entrar as 18:30, recebe kit higiene, roupas limpas, cobertas, jantar, roupa de cama e pode sair as 09:00 da manhã do outro dia após o café da manhã. Também ofertamos atendimento técnico para atender as demandas relatadas por cada usuário. 

Acolhimento Feminino: acolhemos mulheres cis, mulheres trans, mulheres com seus filhos menores de idade e gestantes. No acolhimento feminino damos todo o suporte necessário para a superação da situação vulnerável que as mulheres se encontram. Fornecemos roupas, kit higiene, 4 alimentações diárias, suporte psicossocial, encaminhamentos médicos e demais necessidades que estiverem ao nosso alcance. Atendemos aproximadamente entre 80 a 100 mulheres diferentes dentro de um mês. 

Casa de passagem masculina: nesta modalidade, temos espaço para atender até 35 homens maiores de idade em situação de vulnerabilidade. Oferecemos suporte psicossocial, encaminhamentos para serviços de saúde, regularização de documentos, inserção no mercado de trabalho e inscrição para cursos profissionalizantes ou retorno aos estudos. Também são fornecidas 04 refeições diárias, roupas de cama, kit higiene, e roupas limpas. 

Nossa história

A Missão Casa Verde (MCV) nasceu da iniciativa de Márcio Eduardo da Silva em 2013. Márcio começou acolhendo pessoas em situação de rua e usuárias de drogas de todos os gêneros em sua própria casa. Para manter o seu projeto, Márcio contava com a ajuda de pessoas da comunidade civil com doações de comidas, roupas, material de higiene, móveis e demais materiais que fossem necessários. 

A partir de 08/08/2022, a instituição conseguiu o edital para contrato de parceria com a prefeitura, primeiramente para o publico feminino. Neste mesmo ano atendemos também na operação Noite Fria em parceria com a prefeitura. Em maio de 2023, ganhamos o edital de parceria para atender o publico masculino. 

O que temos alcançado

Na casa feminina atendemos cerca de 80 a 100 mulheres diferentes todos os meses.

Na casa masculina, cerca de 150 a 200 homens diferentes passam pela casa durante o mês.

Na operação noite fria atendemos aproximadamente 200 pessoas por mês. 

Como você pode nos ajudar

Organização de bazares, ajuda na divulgação das ações sociais, rodas de conversas, arrecadações, atividades com acolhidos e oficinas de culinária, dança, e artesanato. 

Por acaso, você sabe fazer alguma dessas coisas?

Ser empático, ter uma escuta ativa. Tocar instrumentos, cozinhar, ser bom em algum esporte....

Você tem esta disponibilidade?

Temos duas unidades que podem ser usadas para a execução do voluntariado: a Casa Feminina na Rua Morretes e Casa Masculina na Rua Hélice. 

Temos bastante flexibilidade em horários, podendo ser entre 9h ás 18h de segunda a sexta.

O voluntário pode escolher o dia, horário, tempo de permanência e a unidade. 

Let Me Help